Governo do Maranhão suspende por dois meses pagamento de mais de 9 mil professores

Pela primeira vez e sem aviso prévio o governador do Maranhão suspende o salário de janeiro e fevereiro de mais de nove mil professores contratados, logo após milhares de professores de todo o Maranhão assinarem o contrato de renovação de serviço para o ano de 2024. Na última sexta-feira (05), os professores foram informados que as folhas de pagamento devem voltar em março, quando será retomado o ano letivo.
 
A suspensão dos contratos aconteceu de forma repentina e sem justificativa plausível por parte do Estado. Os professores alegam ilegalidade e desrespeito com a classe. O Sindicato dos Professores do Estado diz que não foi avisado da medida tomada.
 
“Com essa decisão de retardar o início do ano letivo para março, teremos enormes prejuízos para os estudantes e nós professores que ficaremos meses sem nossos proventos”, explica a historiadora e pedagoga de Estreito, Luciana Trindade.

A classe está organizando uma mobilização para esta segunda-feira (08), caso não haja uma solução e posicionamento oficial para onde vai o dinheiro de janeiro e fevereiro.

Abaixo está uma parte do contrato assinado pelos professores estaduais, o qual renova o trabalho em 2024.

Para mais informações e sugestões de pautas, entre em contato com a reporter Marcela Lima pelo link: https://www.instagram.com/marcelajornalismoo?igsh=dDN1YmwxYTI4OWFr