Equatorial Maranhão inaugura eletroposto gratuito para recarga de carros elétricos em Imperatriz

A Equatorial Maranhão, por meio do Projeto E+ Mobilidade Elétrica inaugurou nessa terça-feira (16), o primeiro posto gratuito para recarga de carros elétricos da região sul e o segundo do Maranhão. O primeiro posto da distribuidora, foi inaugurado em 2021, no Parque do Rangedor, em São Luís. O evento contou com a presença do Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, de autoridades do município, além da equipe de inovação da Distribuidora. O ponto para recarga foi instalado na Sede Administrativa da Equatorial Maranhão de Imperatriz e poderá ser utilizado gratuitamente pela comunidade. 

A implantação do eletroposto faz parte do projeto de Mobilidade Elétrica do Grupo Equatorial, através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que atua fortemente no eixo de Inovação e Sustentabilidade da Distribuidora.

Os carros elétricos são um meio de transporte limpo e sustentável e a Equatorial Maranhão incentiva essa prática que contribui diretamente na redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Além disso, o Eletroposto constitui-se como um avanço na tecnologia no Maranhão não somente em questões que envolvem políticas públicas, mas em consciência ambiental e social.  O uso de carros convencionais contribui para o aquecimento global devido aos gases que são liberados, já os veículos elétricos não emitem gases de efeito estufa, seu ciclo de vida terá menos emissões de gases poluentes do que um carro alimentado por gasolina, ou qualquer outro combustível. 

Pensando em todo o potencial que o investimento tem, a Equatorial Maranhão, por meio da área de Digital e Inovação, vem investindo cada vez mais em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o fomento de frotas elétricas nos estados em que atuam, além do entendimento em modelos de novos negócios voltado para mobilidade elétrica. O Superintendente da Regional Sul, Adailson Andrade destaca a relevância do projeto para a cidade de Imperatriz.

“Acreditamos que esse é mais um importante passo para o desenvolvimento da mobilidade elétrica na cidade de Imperatriz, considerada a segunda capital do Maranhão. Agora, além de outros projetos da Equatorial que abordam a Eficiência Energética, temos um ponto de recarga de carros elétricos, que com certeza vai alavancar o desenvolvimento econômico e tecnológico de Imperatriz. É uma forma muito importante que a Equatorial utiliza para contribuir com o meio ambiente. A Distribuidora conduz projetos sociais muito importantes, além de ações sustentáveis que visam a melhoria da qualidade dos serviços que prestamos à população. Para nós, poder contribuir com essa iniciativa é apostar em um futuro mais sustentável e funcional, que visa beneficiar a sociedade e o ambiente em que estamos inseridos”, ressalta. 

Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, a ação proposta pelo Grupo Equatorial está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, dos quais a empresa é signatária, e tem como principais metas promover a Educação de Qualidade, Energia acessível e limpa e Ação Global contra a mudança global do clima. “Dentro da estratégia da Distribuidora, a inovação e a sustentabilidade são abordagens cada vez mais presentes em suas iniciativas, e a mobilidade elétrica é um exemplo disso. Assim como o Grupo Equatorial Energia, a Equatorial Maranhão visa fomentar essa tecnologia, colaborando para a redução das emissões de poluentes na atmosfera, já que veículos elétricos são considerados opções de transporte limpo”, comenta sérvio.

O Promotor da 3ª Promotoria Especializada em Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Maranhão, Jadilson Cirqueira, participou da solenidade de inauguração e pontuou a relevância do eletroposto para a região sul e para o Estado. “Não poderia deixar de participar de um evento tão importante como esse. É o segundo eletroposto do estado do Maranhão. São apenas dois, mas é uma iniciativa que representa muito para a cidade de Imperatriz, para o Estado e para o Brasil, pois é uma forma de estarmos preservando o meio ambiente, impedindo a poluição atmosférica e os gases com efeito estufa. É uma novidade que traz sustentabilidade ambiental’’, disse o promotor.

Além do estacionamento para recargas, a Equatorial Maranhão doou um carro elétrico à frota de Imperatriz para a utilização na prestação do serviço e exposição educativa nas escolas e eventos. O Analista de Projetos P&D, Orlando Santos explica o funcionamento e as características do veículo. “O carro elétrico utiliza 45 kWh para uma carga completa, sendo a bateria e o carregador classificados como semi-rápido, demora entre duas ou três horas para fazer o carregamento completo, fornecendo uma autonomia que pode chegar até 410 km. Esse é um projeto que tem a marca da Equatorial, novamente pregamos a bandeira do ESG, temos várias iniciativas dentro do Projeto de Desenvolvimento relacionado à mobilidade elétrica”, enfatiza. 

Projeto E+ Mobilidade Elétrica

O Projeto E+ Mobilidade Elétrica faz parte da Plataforma E+ do Grupo Equatorial Energia, que inclui projetos de sustentabilidade voltados para as pessoas e para o meio ambiente. Seu objetivo é fomentar e avaliar o uso de veículos elétricos nos estados onde a Equatorial atua, de forma a incentivar a adesão e contato mais próximo da população com a tendência mundial de eletrificação das frotas de carros. O eletroposto tem como objetivo contribuir com a descarbonização do meio ambiente, promovendo o uso sustentável e eficiente da energia elétrica, a redução de impactos ambientais provenientes do uso de combustíveis fósseis (fontes de energia não renováveis que contêm alta quantidade de carbono, utilizados nos veículos comuns, como gasolina e diesel).