A campanha “Fios de Amor”, que já impactou, desde sua criação em 2018, mais de 300 mulheres maranhenses, teve sua edição anual realizada entre os dias 29 de outubro e 03 de novembro. A iniciativa é uma idealização do Grupo Mateus em parceria com as marcas TRESemmé e L’Oréal, com o intuito de oferecer um gesto de carinho às pacientes que estão em tratamento oncológico. Elas receberão perucas confeccionadas por meio de doações de mechas de cabelo da comunidade.
Em São Luís, as doações de perucas serão destinadas ao hospital Aldenora Bello, instituição filantrópica que atua no combate ao câncer; em Imperatriz, para o Instituto Amar Mais. Em 2024, além do Maranhão, o projeto se expandiu e já foi realizado em outros cinco estados onde o Grupo Mateus está presente: Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia e Pará.
Todas as pessoas que fizeram as doações nos trinta salões parceiros da iniciativa receberam brindes pelo gesto de carinho e cuidado. O Grupo Mateus disponibilizou um kit de produtos estéticos das marcas parceiras da campanha e um serviço gratuito nos salões parceiros do projeto.
Ao todo, foram mais de 500 doações de mechas de cabelo e uma dessas doadoras da edição deste ano, Aline Araújo Barbosa, comentou sobre o sentimento de participar da campanha. “Quando vi a oportunidade, senti que aquele era o momento. Sempre tive vontade de doar o cabelo. A experiência foi maravilhosa, e meu coração ficou muito feliz e satisfeito por ter participado disso tudo”, relata.
“É gratificante fazer parte de uma ação tão linda, sabendo que seu gesto pode fazer a diferença na vida de alguém. As conexões criadas com outras pessoas envolvidas trazem um forte senso positivo para a comunidade. Cada fio de cabelo simboliza amor e coragem, e essa ação não apenas ajuda quem recebe, mas também transforma quem doa, trazendo um profundo senso de propósito e gratidão”, avalia Luanda Rodrigues, assistente de Responsabilidade Social do Mateus e uma das responsáveis pela iniciativa.