Colégio de Palmeiras-TO promove projeto de incentivo a leitura, escrita e redação

O projeto intitulado “Oficina de Redação: O Texto na Sala de Aula,” é uma iniciativa da professora de linguagens do Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho, Márcia Lima, desenvolvido no primeiro semestre deste ano de 2024, nas turmas de terceiro ano do ensino médio, como uma resposta estratégica às necessidades identificadas para a melhoraria e desempenho dos alunos em avaliações externas e internas, com o objetivo de promover uma abordagem pedagógica que integra teoria, práticas dinâmicas e interativas e o uso de tecnologias educacionais.

A professora Márcia Lima, explica que a oficina inicia com aulas teóricas, baseadas em obras renomadas, como “O Texto na Sala de Aula” de Geraldi (2011) e “Oficina de Texto” de Faraco (2007), buscando capacitar os alunos para superar as barreiras na produção textual. “O projeto “Oficina de Redação” é uma proposta de transformação educacional, procurando equipar os alunos com as ferramentas necessárias para uma comunicação eficaz e para uma participação ativa e consciente na sociedade, alinhando-se com os objetivos curriculares da escola e contribuindo para a formação de indivíduos críticos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo”, conta a idealizadora do projeto.

O projeto é destinado aos alunos do terceiro ano, do Colégio Raimundo Neiva de Carvalho. Crédito: Arquivo pessoal, Márcia Lima

“Eu percebi que durante esse projeto, que muitos alunos da minha turma tiveram muita dificuldade em construir a base de uma redação e não sabiam o que era uma redação do Enem, mas ao decorrer das aulas da professora Márcia, tivemos uma melhora significativa nos pensamentos crítico e gramaticais”, declara a estudante Rayza Rodrigues.

Depoimento de algumas alunas destaques do projeto de redação. Crédito: Márcia Lima

A intencionalidade pedagógica do projeto está claramente alinhada com as necessidades curriculares da instituição. O projeto visa fortalecer áreas que são cruciais para o sucesso acadêmico e para a formação integral dos alunos. ‘A oficina é estruturada para ensinar e praticar aspectos fundamentais da redação, como o domínio da norma culta, a coesão e coerência textual, e a compreensão de propostas de redação, alinhando-se diretamente com os objetivos curriculares do Ensino Médio”, relata Márcia Lima.

Ao integrar atividades práticas com teorias e técnicas de escrita, a oficina proporciona um ambiente de aprendizado, favorecendo o crescimento formativo e pessoal dos alunos. O projeto não apenas busca melhorar o desempenho na leitura e escrita dos alunos em avaliações externas como o Enem, mas também fortalecer a base acadêmica que é fundamental para o sucesso escolar e futuro profissional dos alunos.

Confira mais registros realizados durante o projeto: